O que fazemos

Na gestão dos nossos apartamentos, tentamos minimizar o impacto negativo de algumas ações, porque acreditamos que o futura passa por vivermos de forma diferente, assim criámos a politica de sustentabilidade da PortasSVicente.

Política de Sustentabilidade

A Política de Sustentabilidade deve ser entendida como um conjunto de grandes linhas de orientação, de forma a exercer todas as atividades num respeito absoluto pelo mais altos valores. A nossa ambição é promover a prosperidade, a qualidade, criar mudança social, ambiental e económica e melhorar as capacidades das pessoas e das organizações.

Consciente da necessidade de respeitar este princípio, PortasSVicente compromete-se a adotar políticas nas áreas da responsabilidade social, qualidade, compras, ambiental e segurança alimentar.

Estamos conscientes que este é um processo evolutivo e contributivo, pelo que contamos com a colaboração dos nossos colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio, para continuamente melhorar os nossos procedimentos.

Anualmente será elaborado relatório de sustentabilidade PortasSVicente

Politica Ambiental - “PortasSVicente GREEN SPIRIT”

Efetuar uma gestão eco eficiente para minimizar os impactos ambientais decorrentes das nossas atividades e serviços, prevenir a poluição e efetuar uma utilização racional dos recursos naturais, reduzindo ao máximo os efeitos da poluição no meio ambiente, contribuindo assim para o crescimento da economia, para melhorar a qualidade ambiental e da sociedade, em benefício das gerações presente e futura.

De acordo com a Legislação em Vigor na área do Ambiente, PortaSVicente, assume os seguintes compromissos:

a) Avaliar regularmente os impactos ambientais e cumprir as normas vigentes aplicáveis ao Turismo Sustentável, promovendo a melhoria continua dos seus processos.

b) Garantir a gestão adequada dos recursos naturais e resíduos.

c) Prevenir a poluição.

d) Cooperar e promover a comunicação com entidades exteriores, associações ambientais, autarquias e público em geral.

e) Envolver os clientes, funcionários, comunidade local e fornecedores no sentido de incentivar a melhoria do desempenho ambiental em todas as suas atividades, produtos e serviços.

f) Promover os programas de sensibilização e formação ambiental junto dos seus colaboradores para os capacitar e consciencializar para práticas de turismo sustentável, fomentando o crescimento pessoal e profissional, visando melhores condições de trabalho, saúde e segurança.

g) Incentivar o desenvolvimento local com a participação das comunidades envolventes, fornecedores e prestadores de serviços, promovendo o crescimento económico, social e cultural da região.

h) De forma a assegurar o nosso compromisso, PortasSVicente iniciou um processo de melhoria contínua, com vista a alcançar um ideal de desempenho ambiental.

Politica de Responsabilidade Social

PortasSVicente considera ser seu dever agir de maneira socialmente responsável em relação aos nossos hóspedes e funcionários, bem como à comunidade local e ao meio ambiente.

Através do nosso compromisso social, renegamos qualquer impacto negativo na comunidade e no meio ambiente contribuindo diretamente para a Qualidade dos nossos apartamentos.

O nosso compromisso para com o bem estar da comunidade reflete-se na criação de várias parcerias com instituições locais, apoiando-as na divulgação e organização das suas atividades, assim como na angariação de donativos.

Realizamos iniciativas que permitem uma interação entre associações locais e colaboradores, de forma a existir uma partilha e troca de conhecimentos e experiências e apoio comunitário.

A aprendizagem contínua e educação são promovidas nas várias áreas profissionais e de enquadramento na empresa, através de ações de formação e iniciativas de sensibilização.

Promovemos o Turismo Responsável e Sustentável, participando ativamente na promoção, cultural, social e desportiva da comunidade onde nos inserimos, patrocinando eventos de muito interesse neste âmbito.

A nossa política de contratação de colaboradores é direccionada para a comunidade local e tem por meta a sua promoção económica e social, sempre com o objetivo de dar a maior importância às relações interpessoais dentro da nossa equipa de trabalho e desta com os seus hóspedes.

No que concerne a donativos e caridade, é prática comum, os donativos de materiais e bens às instituições locais de cariz social. As doações em valor monetário têm sido incentivadas junto dos nossos hóspedes.

Politica de compras

A política de compras é orientada para os produtos regionais, como forma de promover o desenvolvimento da economia regional e de poupar o ambiente a longos e diferentes processos de transporte.

Consciente do seu papel no mercado regional, procuramos gerir um equilíbrio entre o desenvolvimento e a responsabilidade social, a preservação ambiental e a prosperidade económica. Os princípios e compromissos que assumimos diariamente nas nossas políticas de compras, refletem o nosso respeito pelos fornecedores, colaboradores e clientes, permitindo uma confiança ainda maior de todos na nossa empresa.

A nossa abordagem ao mercado:

a) Comprar com responsabilidade - Mantemos um processo de seleção de fornecedores com base em critérios rigorosos e exigentes, tendo em conta o princípio fundamental da sustentabilidade.

b) Pesquisa regular dos fornecedores relevantes a fim de estabelecer objetivos comuns tendo em vista uma maior sustentabilidade (produto, embalagem, transporte e outros).

c) Apoiar os fornecedores regionais - Em igualdade de circunstâncias damos preferência aos fornecedores regionais.

d) Contribuímos para o crescimento económico da região, evitando o transporte de mercadorias provenientes de lugares distantes o que por sua vez favorece a preservação ambiental.

e) Respeito pelo meio ambiente - Procuramos fornecedores respeitadores do meio ambiente e que colocam em prática as normas nacionais e internacionais neste domínio.

f) Preferência por reutilizáveis temos sempre disponíveis bens reutilizáveis e reciclados. Os fornecedores e os produtos são regularmente alvo de análises segundo o princípio 80/20 (quantidade, impacto ambiental e relevância).

g) Promover a alimentação saudável através das sugestões direcionadas para o consumo local de produtos orgânicos, cultivados localmente.

Acreditamos que, mesmo com estas pequenas contribuições podemos ajudar a implementar mudanças ecológicas globais com efeitos no futuro e na humanidade: economia de energia, mais eficiente gestão dos resíduos, proteção da biodiversidade e melhoramentos nos hábitos de consumo. Sempre que possível utilizaremos empresas locais para prestar serviços.

Estamos comprometidos com ações destinadas a conservar e a proteger o meio ambiente.

Compromisso com a Qualidade

Fruto de um esforço e empenho permanentes, baseados na atenção ao detalhe e num contato personalizado com cada hóspede.

O nosso objetivo será sempre cumprir os requisitos legais e a melhoria contínua da qualidade, oferecendo produtos e serviços com Higiene e Segurança que excedam as expetativas dos nossos clientes. A defesa do Meio Ambiente constitui para nós um desafio e uma preocupação constante.

O melhor retorno que poderemos esperar é ter em cada cliente um amigo que veja nos nossos apartamentos, a sua casa longe de casa e que parta com o desejo de voltar.


AS NOSSAS 10 REGRAS DE OURO:

  1. Dar sempre as boas-vindas de forma sincera e calorosa, tratando o cliente pelo nome.
  2. Ter sempre uma aparência limpa, cuidada e elegante.
  3. Tentar sempre antecipar as expetativas e as necessidades do cliente.
  4. Nunca dizer não ao cliente, mas apresentar sempre alternativas para a sua satisfação.
  5. Estar sempre bem informado sobre o apartamento e os seus serviços.
  6. Sempre que possível, satisfazer sem demoras os pedidos dos clientes, não delegando noutros.
  7. Respeitar e cumprir as normas de segurança e higiene, assegurando um local de trabalho limpo e seguro.
  8. Estabelecer sempre contacto visual com o cliente, sorrindo e cumprimentando-o, mesmo que seja de passagem.
  9. Conhecer o seu papel em situação de emergência, protegendo os clientes e zelando pelos bens dos apartamentos.
  10. Despedir-se sempre do cliente e de uma forma calorosa e afável, desejando uma boa viagem de regresso e convidando-o a voltar.